MENU

16/02/2024 às 12h27min - Atualizada em 04/03/2024 às 14h23min

Movimento União BR auxilia atingidos por incêndios no Chile

Foi feito o primeiro embarque de assistência humanitária saindo do Brasil em mais uma ação internacional da organização

Isabele Campos
Divulgação Movimento União BR


O Movimento União BR, organização especialista em criar hubs de emergência em todo o Brasil, está atuando para auxiliar os afetados pelos incêndios no Chile. A primeira carga com 40 mil refeições saiu nesta semana do Brasil. Foi o primeiro envio saindo do país, desde o início dos focos de incêndio no Chile. Nesse primeiro momento, cerca de 2 mil pessoas serão auxiliadas.  

O trabalho está sendo feito em parceria com o Itamaraty, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embaixada do Brasil em Santiago, que farão o intermédio do apoio local para o embarque e desembarque das refeições, assim como a sua distribuição na região. O apoio de transporte logístico será feito através do programa Avião Solidário da LATAM.

A ação tem o apoio das seguintes empresas e entidades: Itaú Unibanco, Instituto Far Hinode, VNP Advogados, Simples Nutri, Esportes da Sorte e Fermac Cargo, além da gestão financeira da ação, feita em parceria com o Instituto da Criança. O Movimento União BR já realizou campanhas de assistência humanitária em outros países, como Uruguai, Ucrânia e Israel, e possui expertise para atuar internacionalmente. 

Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR, destaca a importância de agir com rapidez. "Os primeiros dias são os mais sensíveis em tragédias climáticas dessa magnitude. Temos experiência em criar hubs de emergência em todo o Brasil e sabemos que é necessário ter agilidade e assertividade para promover a ajuda neste começo, mas sempre pensando em deixar um legado depois.”.

 

Sobre o Movimento União BR

O Movimento União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no País, em março de 2020. A ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Presente em todos os estados do país, já beneficiou mais de 26 milhões de pessoas e arrecadou mais de R$ 360 milhões, usados na doação humanitária de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.  

A organização realiza ação de ajuda social com os Yanonamis, levando comida, filtros de água e insumos de saúde para os indígenas. O Movimento União BR liderou doações de usinas e miniusinas de oxigênio para o Estado do Amazonas, na campanha SOS Manaus e auxiliou na geração de renda para os manauaras. 

Realizou a campanha Pacote do Bem onde equipou mais de 500 hospitais com insumos e equipamentos. Realizou as instalações, readequação e equipou o maior centro de Reabilitação pós-covid no hospital Ronaldo Gazolla. 

Ademais, atuou na Bahia, apoiando a reconstrução no Estado, após as fortes chuvas no sul da região, no final de 2021 e nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Maranhão e de Pernambuco. 

Também com apoio institucional do Itamaraty estruturou um hub de distribuição de assistência humanitária na Romênia, articulou o envio de alimentos e insumos de saúde para vítimas da guerra da Ucrânia, auxiliando no envio de mais de 20 toneladas de doações humanitárias e 130 mil insumos de primeiros socorros.

O Movimento União BR, que tem o Instituto da Criança como ong gestora financeira, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020 e prêmio Escolha do Leitor de 2021. O Movimento foi reconhecido pela ONU como case mundial de sucesso. 

Durante o ano de 2022 realizou a campanha de distribuição de vale gás que apoia mais de 250 mil pessoas. Sua missão é realizar o trabalho assistencial, a fim de promover um legado nos lugares em que atua, formando um hub de assistência humana emergencial. 

Saiba mais: www.movimentouniaobr.com.br | @movimentouniaobr 

 

Mais informações
FSB Comunicação
Felipe Aragonez
felipe.aragonez@fsb.com.br
11 9998-9141


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp