MENU

01/07/2022 às 10h48min - Atualizada em 04/07/2022 às 00h01min

Bem-estar animal: muito além do conforto do rebanho

Além de proporcionar conforto ao rebanho, o bem-estar animal contribui para o aumento da produtividade, melhora dos índices zootécnicos e redução da mortalidade.

SALA DA NOTÍCIA Silva

A relação entre a saúde e o bem-estar animal é amplamente reconhecida, bem como o impacto que o bem-estar pode gerar na produtividade animal. Diversas pesquisas apontam que níveis reduzidos de estresse são essenciais para evitar o comprometimento do sistema imunológico dos animais, que, por sua vez, afeta o seu desempenho e a suscetibilidade às doenças. 

Adotar boas práticas para o cuidado com os animais já é uma realidade mundial e uma cobrança inclusive do mercado consumidor, que além de demandar a fundo informações sobre a origem dos alimentos que consome, quer conhecer e rastrear como o mesmo foi cuidado/cultivado. Falaremos mais sobre isso adiante. 

Do lado dos pecuaristas, são extremamente perceptíveis as vantagens da prática no dia a dia e por isso a importância do gerenciamento desse quesito na fazenda. Não é à toa que andando hoje pelas propriedades é possível ver inúmeras estruturas e ações que visam um ambiente mais cômodo ao plantel. 

Primeiros passos

Em um primeiro momento, é interessante entender como o bem-estar animal afeta a fazenda de gado de corte positivamente e buscar conhecimento sobre a área através de cursos e consultorias.

Em um segundo momento, é interessante revisar os fatores que podem estar afetando o bem-estar dos animais e listar as possíveis melhorias, tanto as que podem ter início imediato bem como, as futuras. 

Confira a lista de alguns tópicos que valem ser verificados:

  • fornecimento de alimentos e suplementação de qualidade e adequada para cada fase na qual os animais se encontram;
  • manter os animais livres de doenças importantes seguindo o calendário de atividades (vacinas/vermífugos) e contar com o apoio de um médico veterinário de confiança;
  • treinamento e capacitação do pessoal para que a lida e o transporte dos animais sejam realizados com menor estresse possível; 
  • realização de procedimentos de manejo de rotina aplicados corretamente;
  • utilização de sistemas de gestão e softwares que gerenciem os indicadores e transformem as informações em decisões rápidas e assertivas. 

Importância da interação humano × animal 

São várias as evidências de que a qualidade da interação humano-animal tem importante papel na definição do bem-estar dos animais e na expressão de seus potenciais produtivos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal,  dois dos princípios gerais para orientar as ações que levam em conta o bem-estar dos animais de produção dizem que: 

  • "O manejo deve promover uma relação positiva entre humanos e animais e não deve causar lesões, pânico, medo duradouro ou estresse evitável"
  • "Proprietários e manejadores devem ter habilidades e conhecimentos suficientes para  garantir que os animais sejam tratados de acordo com esses princípios"

Assim, é reforçada a importância da interação humano-animal no bem-estar dos animais de produção e, consequentemente, no estabelecimento de sistemas sustentáveis de produção pecuária.

Bem-estar: "o nome do jogo" 

Segundo uma matéria recente publicada na Forbes, o bem-estar animal está entre as 10 mega tendências que vão revolucionar a cadeia produtiva da carne bovina. De acordo com a reportagem, “produzir respeitando o bem-estar animal ao longo de toda a cadeia será mandatório e nenhum elo poderá ficar de fora”.  

Ainda é ressaltado que a propriedade, o transporte e o frigorífico serão exigidos a apresentarem certificados de produção com bem-estar animal. 

Como já citado acima, a rastreabilidade - impulsionada pela expansão digital e pelos consumidores exigentes - será primordial para a aderência do mercado aos produtos pecuários. Assim, fatores como bem-estar animal, boas práticas produtivas e sustentabilidade serão temas chave para a aceitabilidade do mercado, fatores estes que, em contrapartida, eliminarão aqueles que não se adequarem à nova forma de consumir da população. Não dá para ficar de fora dessa onda, certo? 

Escrito por Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela UNESP de Botucatu e especialista em Gestão da Produção pela UFSCAR.

O que lemos para escrever esse artigo: 

  • Andrioli M, Carvalhal M, Costa F, Costa MJRP. Efeitos da interação humano-animal no bem-estar de  ruminantes leiteiros: Uma Revisão. Vet. e Zootec. 2020.; 27: 001-014.
  • Hemsworth PH, Coleman GJ, Barnett JL. The effects of cognitive behavioral intervention on the attitude and behavior of stockpersons and the behavior and productivity of commercial dairy cows. J Anim Sci. 2002;80(1):68-78. doi: https://doi.org/10.2527/2002.80168x.
  • Manage the welfare of all cattle. Meat & Livestock Australia, 2019. Disponível em: <https://mbfp.mla.com.au/herd-health-and-welfare/5-manage-the-welfare-of-all-cattle/#>. Acesso em 23/03/2022. 
  • Megatendências que vão revolucionar a cadeia produtiva da carne bovina. Forbes, 2022. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesagro/2022/02/10-megatendencias-que-vao-revolucionar-a-cadeia-produtiva-da-carne-bovina/>. Acesso em 23/03/2022.
  • World Organisation for Animal Health - OIE. Terrestrial animal health code. Paris: OIE;  2019 [cited 2017 Jan 19]. Introduction to the recommendations for animal welfare [Internet]; sec. 7 (Animal Welfare), chap. 7.1, p. 1-4.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp