MENU

08/08/2022 às 18h40min - Atualizada em 09/08/2022 às 00h00min

Andre Unknown expande universo sonoro em EP de estreia, “Clicks”, com clipe realizado no Counter Strike

Músico brasileiro radicado em Nova Iorque mescla indie, eletrônica e gravações de campo com olhar pop

SALA DA NOTÍCIA Nathália Pandeló Corrêa

Andre Unknown abraça o lado desconhecido da vida e se joga em novos caminhos na estreia oficial deste projeto solo. Capitaneado pelo tecladista, cantor, produtor musical, designer e artista visual carioca Andre Câmara, ele lança o EP “Clicks”, reunindo duas faixas inéditas que atestam sua versatilidade, além de um remix assinado por DELNUR. O EP chega às principais plataformas acompanhado de vídeos. O de “Truce” foi concebido e realizado completamente no game Counter Strike.

Ouça “Clicks”: https://distrokid.com/hyperfollow/andreunknown/clicks 

Assista ao clipe “HALT”: https://youtu.be/Sk66g0CmvD0

Assista ao clipe “Truce”: https://youtu.be/E37X1sWqP30

 

A proposta para o vídeo veio da vontade de abordar o relacionamento de Andre com tecnologia. Boa parte desse primeiro momento foi inspirada pelo gaming, em especial pelo popular jogo que simula missões contra-terroristas. 

“Eu e meus amigos viramos noites nas lan houses do Rio de Janeiro jogando CS. Achei que seria uma boa oportunidade para explorar a estética desse jogo, que atualmente já pode ser considerada nostálgica. Também gosto muito da ideia de usar efeitos práticos na produção, ou seja, usar as ferramentas que o meio proporciona. No clipe de Truce, todos os efeitos são filmados dentro do jogo em si, sem nenhuma adição de 3D ou outras ferramentas que não sejam as que usamos para esconder detalhes da interface ou andar pelo mapa. Foi um grande exercício de produção e edição, que não seria possível sem a ajuda de Eduardo Magalhães e Thiago Duarte”, comemora.

Embora atue acompanhando músicos e integrando bandas, a nova fase solo de Andre Unknown foi anunciada com o single “Wishful Thinking”, onde ele recria a faixa de BENEE em clima de bedroom pop, lo-fi e arte pop. Agora, o músico vai ainda mais a fundo em suas referências, buscando caminhos ainda não percorridos em nenhum de seus trabalhos anteriores.

Assista a “Wishful Thinking”: https://youtu.be/00_7gpnt358 

“Truce” e “HALT” são duas canções cujos títulos remetem, curiosamente, à paralisação, inércia, fim de caminho. Porém, Andre Unknown está apenas começando, desta vez de um lugar criativo de total liberdade e sem restrições de rótulos. 

“Truce” é um sinônimo dessa transição, pois surgiu durante um voo do Rio de Janeiro para San Francisco, onde Andre morava à época. A faixa acabou de ser composta tempos depois em uma visita ao amigo e também músico carioca DELNUR em Nova York. Daí surgiu a parceria que resultou na co-produção da faixa e de DELNUR assinando um remix de “Truce”, que acompanha este EP.

“Gosto muito de fazer música em espaços de transição, no ônibus, carro, aeroporto… Existe um senso de que é possível ficar imerso no processo de criar alguma coisa nova ao mesmo tempo de que estou fisicamente com outras pessoas em volta. ‘Truce’ começou no avião, através de um processo que se parece com resolver um quebra-cabeças, eu comecei por achar esse sample da caixa e depois parti para um experimento de como fazer uma música com um baixo que só toca uma nota. Achei também um sample nas minhas gravações do iPhone de eu cantando no chuveiro, ele encaixou na produção e a partir daí escrevi e gravei as outras vozes quando cheguei em casa”, recorda Andre. 

Em seguida, “HALT” é um experimento de repetição. “Queria o baixo tocando a mesma linha a música toda usando o Moog Sub37 (sintetizador analógico). A partir disso, achei um sample que gravei de uma bateria eletrônica tocando meio fora do tempo e que me deu um desconforto muito interessante. O mood da música acabou ficando mais sombrio e dentro da repetição e senso da batida arrastada, achei esse tema relacionado a tecnologia que usamos diariamente mas que é completamente suscetível a falha. Imagina se, sem avisos, a internet e aparelhos eletrônicos ficassem completamente indisponíveis para todos nós. Eu imaginei, e essa é ‘HALT’”, resume o músico.

Depois de muitos anos atuando primariamente como um designer, Andre finalmente compartilha com o público seus experimentos autorais no EP “Clicks”. Realizado como um verdadeiro mergulho criativo para desenvolver novos caminhos, aprender outros sons e superar limitações, o trabalho dialoga diretamente com o relacionamento entre homem e tecnologia, que possibilitou a gravação. 

“Não toco nenhum instrumento muito bem, não sei cantar e escrevo mal. Mas através de uma série de processos criativos que concebi ao longo de aproximadamente 6 anos, finalmente consegui criar uma coleção de músicas que eu aguento escutar. Aprendi muito com meus amigos artistas de múltiplas disciplinas e gastando muito tempo estudando online. Esse EP foi criado através da colaboração entre minha criatividade, e instrumentos eletrônicos que aprendi a usar. As músicas também refletem de alguma forma esse conceito de colaboração entre máquina e humano, intercalando batidas eletrônicas, sintetizadores, samples e minha voz”, ele assume, com bom humor.

Com o lançamento, Andre Unknown ganha força como a nova identidade artística de Andre Câmara, que trabalha com artes visuais desde a adolescência e fez parte do surgimento de uma vibrante cena de produtores cariocas ao lado de nomes como Diogo Strausz, Leo Justi e Julio Secchin

Tendo anteriormente dividido palco com Metronomy, Joakin, Crystal Castles e The Twelves, Andre planeja mais lançamentos ainda para este ano. A produção musical, visual e de vídeo foi inteiramente feita pelo artista com mixagem e masterização de Pedro Garcia. O EP “Clicks” está disponível para streaming, e os vídeos, no canal de YouTube do artista.

 

Lista de faixas:

Truce

HALT

Truce (DELNUR Remix)

 

Ficha técnica

Truce:

Produção: Andre Unknown & DELNUR

Vocais, canção: Andre Unknown

Mixagem e Masterização: Pedro Garcia

 

HALT:

Produção, Vocais, Canção: Andre Unknown

Mixagem e Masterização:  Pedro Garcia

 

Truce (DELNUR Remix)

Produção e mixagem: DELNUR

Vocais, canção: Andre Unknown

Masterização: Pedro Garcia



 

Siga Andre Unknown:

Soundcloud: https://soundcloud.com/andreunknown 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0ydaWfDgQaB71D2esgTJ5A 

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@andre.unknown 

Audius: https://audius.co/andreunknown 

Foundation (NFTs): https://foundation.app/@andreunknown 

Instagram: https://www.instagram.com/andreunknown.xyz/ 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp