MENU

12/08/2021 às 19h49min - Atualizada em 13/08/2021 às 00h00min

Novos dados do Censo dos EUA mostram que população branca encolheu pela primeira vez

Dados publicados nesta quinta-feira (12) oferecem um retrato de uma nação cada vez mais diversa. População branca não hispânica, que continua o maior grupo racial ou étnico do país, encolheu em 8,6% ao longo da década e agora representa 57,8% dos norte-americanos, a menor participação já registrada.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/novos-dados-do-censo-dos-eua-mostram-que-populacao-branca-encolheu-pela-primeira-vez.ghtml



Dados publicados nesta quinta-feira (12) oferecem um retrato de uma nação cada vez mais diversa. População branca não hispânica, que continua o maior grupo racial ou étnico do país, encolheu em 8,6% ao longo da década e agora representa 57,8% dos norte-americanos, a menor participação já registrada. Envelope contendo questionário do Censo dos EUA enviado a residente de Detroit, em foto de 5 de abril
AP Photo/Paul Sancya
Novos dados do Censo dos Estados Unidos publicados nesta quinta-feira (12) mostram que a população branca caiu pela primeira vez na história na última década, com aumento significativo de pessoas que se identificam como multirraciais, hispânicos e asiáticos impulsionando a maior parte do crescimento populacional entre os anos de 2010 e 2020.
A publicação do Censo dos EUA também marca o início do que será uma batalha partidária feroz em relação à redefinição dos distritos eleitorais, enquanto os Estados utilizam dados para começar a desenhar os distritos legislativos e parlamentares para os próximos 10 anos.
Os dados oferecem um retrato de uma nação cada vez mais diversa. A população branca não hispânica, que continua o maior grupo racial ou étnico do país, encolheu em 8,6% ao longo da década e agora representa 57,8% da população norte-americana, a menor participação já registrada.
Pessoas que se identificam como multirraciais aumentaram 276%, de 9 milhões de 2010 para 33,8 milhões em 2020.
Pela primeira vez desde que se tornou um Estado norte-americano, a Califórnia tem os hispânicos como o maior grupo étnico, com 39,4% da população. No Texas, um outro grande Estado, a população branca não hispânica está em 39,7%, apenas um pouco maior que a população hispânica, que tem 39,3% do total.
Os dados também mostram novos detalhes da desaceleração do crescimento populacional no país, que foi o menor de qualquer período de 10 anos, com exceção da Grande Depressão, nos anos 1930.
Mais da metade de todos os condados norte-americanos perderam população entre 2010 e 2020, segundo informam as autoridades do Censo, e quase todo o crescimento populacional ficou concentrado nas regiões metropolitanas.
Assim como nas últimas décadas, as regiões Sul e Oeste viram mais crescimento que o Meio-Oeste e o Nordeste do país.
Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/novos-dados-do-censo-dos-eua-mostram-que-populacao-branca-encolheu-pela-primeira-vez.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp