MENU

31/05/2021 às 21h43min - Atualizada em 31/05/2021 às 21h43min

Alemanha pede esclarecimento de reportagem sobre espionagem dos EUA a Merkel

O governo da Alemanha só afirmou que entrou em contato com organismos internacionais para pedir esclarecimentos, mas não fez mais comentários.

Rodrigo Hubner
G1 Internacional

Angela Merkel sorri durante videoconferência, em 31 de maio de 2021 — Foto: Michael Sohn/Reuters

O governo da Alemanha quer esclarecimentos sobre uma reportagem segundo a qual os Estados Unidos usaram uma parceria com a Dinamarca para espionar autoridades de alto escalão de países vizinhos, entre elas a chanceler alemã, Angela Merkel, disse um porta-voz do governo nesta segunda-feira (31).

"O governo federal tomou nota da reportagem e está em contato com todos os organismos nacionais e internacionais relevantes em busca de esclarecimento", disse Steffen Seibert em uma coletiva de imprensa de rotina.

"Por uma questão de princípio, e vocês já sabem disso, pediria a vocês que entendam que o governo federal não comenta abertamente questões relacionadas a atividades de inteligência", afirmou ele.

A emissora estatal dinamarquesa DR disse que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) aproveitou uma parceria com a unidade de inteligência estrangeira de seu país para espionar autoridades graduadas de países vizinhos, incluindo Merkel.

Dados foram coletados sobre funcionários de Alemanha, França, Suécia e Noruega, de acordo com o relatório.


Outros casos
 

Em 2013, Edward Snowden, que na época trabalhava para a NSA, revelou informações sobre as ações do órgão. Na época, havia indicações de que Merkel havia sido grampeada.

Na ocasião, o governo dos EUA não negou completamente as afirmações, mas disse que naquele momento o telefone da líder da Alemanha não estava grampeado e que isso não aconteceria no futuro.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp