MENU

12/08/2021 às 15h39min - Atualizada em 13/08/2021 às 00h00min

Militares dos EUA vão ao Afeganistão retirar funcionários da embaixada americana em Cabul, em meio ao avanço do Talibã

Grupo extremista tomou grandes cidades do país, e segurança na capital afegã preocupa.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/militares-dos-eua-vao-ao-afeganistao-retirar-funcionarios-da-embaixada-americana-em-cabul-em-meio-ao-avanco-do-taliba.ghtml



Grupo extremista tomou grandes cidades do país, e segurança na capital afegã preocupa. Talibã patrulha cidade de Ghazi, perto de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (12)
Gulabuddin Amiri/AP Photo
Os Estados Unidos vão enviar ao Afeganistão um grupo de militares que vai ajudar na retirada de parte dos funcionários da Embaixada dos EUA em Cabul, capital afegã, em meio ao avanço do Talibã, informaram fontes oficiais a agências de notícias nesta quinta-feira (12).
Esses militares vão fornecer apoio terrestre e aéreo aos funcionários durante o trajeto até o aeroporto de Cabul, segundo a agência Associated Press.
Saiba mais sobre a ocupação do Talibã no Afeganistão na reportagem em VÍDEO abaixo
Talibã conquista décima capital no Afeganistão em uma semana
A iniciativa demonstra falta de confiança por parte da Casa Branca na capacidade do governo afegão em dar segurança diplomática suficiente na capital do Afeganistão — país que teve duas das três maiores cidades já tomadas pelo grupo extremista islâmico Talibã.
LEIA TAMBÉM
Em uma semana, Talibã domina 9 das 34 capitais regionais do Afeganistão
Tropas dos EUA deixam a base aérea de Bagram, principal instalação militar americana no Afeganistão
Hora de encerrar a mais longa guerra dos EUA', diz Biden ao anunciar início da retirada de militares no Afeganistão
O governo dos EUA anunciou meses atrás a retirada completa dos soldados americanos no Afeganistão até 11 de setembro — marco de 20 anos do atentado terrorista que marcou o início do século. Porém, cerca de 650 militares ainda estão no país para dar segurança ao corpo diplomático americano em Cabul.
Talibã se aproxima de Cabul
Membros do Talibã na cidade de Farah, que eles tomaram das forças de segurança do país, em 11 de agosto de 2021
Mohammad Asif Khan/AP
O Talibã tomou a cidade de Ghazni, que é considerada estratégica para lutar para tentar dominar Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (12).
Agora, o Talibã está a cerca de 150 quilômetros de Cabul. Foi a décima capital regional que o grupo insurgente tomou em pouco mais de uma semana. Grandes cidades como Herat e Kandahar já estão sob controle dos extremistas.
A rapidez do avanço do grupo fez com que moradores passassem a culpar os Estados Unidos, que decidiram retirar seus soldados do país.
Combatentes do Talibã são vistos dentro da cidade de Farah, capital da província de Farah, a sudoeste de Cabul, em 10 de agosto de 2021, no Afeganistão
Mohammad Asif Khan/AP
As estradas de acesso a Cabul estão cheias de pessoas que fogem da violência em outras regiões do país, e pode ser que haja combatentes talibãs misturados.
Ainda há alguns soldados da missão liderada pelos EUA no país, mas eles devem deixar o Afeganistão até o fim do mês.
O Talibã já controla cerca de dois terços do território. Segundo a agência Reuters, há análises de serviços de inteligência dos EUA que estimam que o grupo pode tomar a capital em cerca de 90 dias.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/militares-dos-eua-vao-ao-afeganistao-retirar-funcionarios-da-embaixada-americana-em-cabul-em-meio-ao-avanco-do-taliba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp