MENU

13/08/2021 às 18h58min - Atualizada em 14/08/2021 às 00h00min

Presidente do México chama de 'fracasso' a conquista espanhola, ocorrida há 500 anos

'Conquista e colonização são sinais de atraso', critica López Obrador. Data marca cinco séculos desde a tomada de Tenochtitlan pelos espanhóis.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/13/presidente-do-mexico-chama-de-fracasso-a-conquista-espanhola-ocorrida-ha-500-anos.ghtml



'Conquista e colonização são sinais de atraso', critica López Obrador. Data marca cinco séculos desde a tomada de Tenochtitlan pelos espanhóis. Presidente do México, Andrés López Obrador, durante celebração nesta sexta (13) dos 500 anos da tomada de Tenochtitlan pelos espanhóis
Alfredo Estrella/AFP
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que a conquista dos espanhóis "foi um fracasso retumbante", ao relembrar nesta sexta-feira (13) os 500 anos da queda do Império Asteca.
"Este desastre, cataclismo, catástrofe, como você quiser chamar, nos permite sustentar que a conquista foi um fracasso retumbante", disse López Obrador, presidindo uma cerimônia que relembrou cinco séculos da queda da Grande Tenochtitlán, a cidade asteca.
A cerimônia foi realizada no Zócalo, praça central que foi o coração do Império Asteca, na presença de representantes indígenas do México, Canadá e Estados Unidos e descendentes de Moctezuma II, o terceiro imperador.
Cerimônia na Cidade do México nesta sexta (13) relembra 500 anos de 'resistência indígena' diante dos conquistadores espanhóis
Rodrigo Arangua/AFP
"De que civilização podemos falar se a vida de milhões de seres humanos se perde e a nação, o império ou a monarquia dominante não consegue em três séculos de colonização recuperar a população que existia antes da ocupação militar?", acrescentou o presidente.
López Obrador fez uma contagem das doenças sofridas pelos índios com a chegada dos espanhóis e os acusou de levar grandes quantidades de ouro.
"O ouro que tiraram do México, em 300 anos" que durou a colônia espanhola "foi de 182 toneladas", disse.
A conquista e a colonização "são sinais de atraso, não de civilização, menos de justiça", sublinhou de costas para uma monumental representação do Templo Mayor, centro da vida religiosa da era mexica.
"Tomara que todos nós nos comprometamos com a não repetição. E digamos nunca mais a uma invasão, ocupação ou conquista", acrescentou.
Obrador exige desculpas
Cerimônia na Cidade do México nesta sexta (13) relembra 500 anos de 'resistência indígena' diante dos conquistadores espanhóis
Rodrigo Arangua/AFP
O presidente de esquerda insistiu em outras ocasiões que a Espanha e a Igreja Católica devem se desculpar pelos excessos cometidos durante a conquista.
Sem ter obtido uma resposta favorável a esta reclamação, López Obrador pediu nesta sexta-feira "perdão às vítimas da catástrofe causada pela ocupação militar espanhola da Mesoamérica e do resto do território da atual República Mexicana".
O Zócalo e as ruas ao redor foram fechadas para o trânsito de pessoas fora da cerimônia, incluindo indígenas que comemoraram na quinta-feira o último dia soberano de Tenochtitlán com danças e orações.
VÍDEOS: notícias internacionais

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/13/presidente-do-mexico-chama-de-fracasso-a-conquista-espanhola-ocorrida-ha-500-anos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp