23/09/2022 às 14h22min - Atualizada em 26/09/2022 às 00h01min
Estamos grávidas!
Influenciadora digital fala sobre a decisão de inserir a maternidade como tema de marketing de conteúdo nas redes sociais.
SALA DA NOTÍCIA Mariana Brandalise
Divulgação Mariana Que me perdoem as más línguas, mas influenciadoras digitais grávidas podem fazer um trabalho importante para democratizar o conhecimento sobre gravidez e cuidados com o bebê e eu vou explicar o porquê a partir da minha experiência. Quando celebridades engravidam geralmente é notícia. A monetização da gravidez também não é novidade. Porém, sempre que ocorre há um burburinho nas redes sociais e na imprensa. Com o anúncio das gestações da influenciadora digital e ex-BBB, Viih Tube, e da atriz Claudia Raia, não foi diferente. Claudia e o marido optaram por fazer um anúncio patrocinado da gravidez e, conforme noticiado, receberam R$ 250 mil no publipost. A marca também já havia patrocinado os anúncios de Andressa Suita e Gusttavo Lima, Sabrina Sato, Gabriela Pugliesi, Michel Teló e Thais Fersoza. Errado uma influenciadora e/ou celebridade transformar a gestação em um produto? Acho que apenas aproveitam a oportunidade. Uma das principais características de uma influenciadora digital é a identificação que ela tem com o seu público. Eu atuo como influenciadora digital em Marketing, porém, quando fiquei grávida começaram a chegar dúvidas e perguntas das minhas seguidoras sobre esse momento. O que eu fiz? Criei um destaque para “conversar” com o meu público sobre isso. Foi sobre utilizar a minha influência para o bem. Existe muita desinformação sobre gravidez e desenvolvimento do bebê etc. Até eu sigo outras influenciadoras mamães. É sobre democratizarmos o conhecimento em um “bate-papo” virtual de mulher para mulher. Ah! Sem esquecer os papais, que invariavelmente me enviam também as suas dúvidas. Além de levar a informação, inserir a maternidade como tema em meus perfis foi uma decisão estratégica. Meu público é composto, em sua maioria, de mulheres com idades entre 25 e 34 anos, então compartilhar minha vida neste momento faz sentido para elas e para mim. Eu sou especialista em redes sociais e continuarei desenvolvendo essa linha, porém, eu sei o que o algoritmo, principalmente do Instagram, faria com o meu perfil se eu der uma pausa prolongada. Ser uma empreendedora digital não nos dá licença maternidade, então, eu me planejei para sim, ter um tempo para mim e para o meu bebê, porém, expor minha rotina de mãe de primeira viagem em meu perfil faz parte do meu planejamento. É uma grande troca de confiança. Eu conto minhas experiências e recebo carinho, dicas e muito apoio do meu público. Milhares de mulheres compartilham diariamente as minhas dicas e vida, é natural compartilhar esse momento com elas também. Espero que a Claudia Raia e a Viih Tube tragam muita informação para seus seguidores sobre esse momento tão especial e, principalmente, que sejam muitos felizes. Mariana Brandalise é especialista em redes sociais e mentora em Marketing Digital. Com mais de 50 mil seguidores, a influenciadora ensina marcas e pessoas a produzirem conteúdos de alto impacto.