28/09/2021 às 19h58min - Atualizada em 29/09/2021 às 00h01min
Lava do vulcão Cumbre Vieja toca o mar nas Canárias; veja VÍDEO
Preocupação é pela liberação de gases tóxicos com o rápido resfriamento da rocha derretida ao tocar a água. Erupção dura dez dias e deixou rastro de destruição pela ilha de La Palma, no arquipélago espanhol.
G1 - Internacional
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/28/lava-do-vulcao-de-cumbre-vieja-toca-o-mar-nas-canarias.ghtml
Preocupação é pela liberação de gases tóxicos com o rápido resfriamento da rocha derretida ao tocar a água. Erupção dura dez dias e deixou rastro de destruição pela ilha de La Palma, no arquipélago espanhol. Lava do vulcão Cumbre Vieja toca o mar nas Canárias
A lava do vulcão Cumbre Vieja tocou nesta terça-feira (28) o mar do Atlântico, informou o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) em um comunicado. O vulcão entrou em erupção no domingo (19) e desde então deixou um rastro de destruição no arquipélago espanhol.
Especialistas alertam que o rápido resfriamento da lava ao entrar em contato com a água do oceano é preocupante, porque pode liberar gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico. Não há, até o momento, o registro de mortos ou feridos por decorrência da atividade vulcânica na ilha.
Lava do vulcão Cumbre Vieja chega ao mar nas Ilhas Canárias nesta terça (27)
Nacho Doce/Reuters
Segundo a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Mais de 600 construções, além de cerca de 20km de ruas e estradas foram atingidos pela lava que escorre há dez dias. Imagens feitas com um drone revelam a destruição na ilha (veja no vídeo abaixo).
Drone mostra destruição após erupções de vulcão em La Palma
Mais cedo, o governo da Espanha declarou que a área do vulcão em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, é uma "zona de catástrofe", com isso, o país vai destinar 10,5 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) para medidas urgentes de moradia e ajuda aos desalojados.
O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha voltou a emitir um alerta para novas explosões após o vulcão de Cumbre Vieja reduzir sua atividade nesta segunda-feira (27). Segundo o órgão do governo espanhol, a nuvem de cinzas alcançou os 7.000 metros.
"O IGN continua acompanhando a atividade e reforçou sua presença na ilha", disse o instituto em nota.
Lava escorre de vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias, em foto de 27 de setembro de 2021
Jon Nazca/Reuters
Ilhas Canárias
As Canárias são um território espanhol no Oceano Atlântico, um arquipélago formado por oito ilhas. La Palma é uma delas e tem cerca de 83 mil habitantes.
Veja onde está o vulcão
Arte G1
Veja mais vídeos da destruição
Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma, na Espanha
Igreja desaba com lava de vulcão, em La Palma
Drone registra momento em que cone de vulcão em La Palma entra em colapso
Initial plugin text
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/28/lava-do-vulcao-de-cumbre-vieja-toca-o-mar-nas-canarias.ghtml