MENU

29/09/2021 às 21h57min - Atualizada em 30/09/2021 às 00h01min

EUA autoriza novos lançamentos da Virgin Galactic após concluir investigação

Voos especiais pela empresa estavam suspensos após desvio no trajeto do foguete em julho enquanto se direcionava para o pouso.

G1 - Internacional
https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2021/09/29/eua-autoriza-novos-lancamentos-da-virgin-galactic-apos-concluir-investigacao.ghtml


Voos especiais pela empresa estavam suspensos após desvio no trajeto do foguete em julho enquanto se direcionava para o pouso. VÍDEO: Veja os melhores momentos do voo de Richard Branson ao espaço
A Virgin Galactic anunciou nesta quarta-feira (29) que foi autorizada a realizar voos espaciais, depois que a Agência Federal de Aviação (FAA) concluiu uma investigação sobre um "contratempo" de segurança relacionado com sua missão em julho, que contou com a presença do fundador da companhia, Richard Branson.
A FAA informou à compania que tinha aceito as medidas corretivas propostas em relação ao voo, no qual o veículo SpaceShipTwo caiu abaixo de seu espaço aéreo durante a descida na pista de pouso em Spaceport America, Novo México.
A investigação teve início depois de uma reportagem da revista The New Yorker apontar que o desvio no plano de voo fez com que alertas de segurança fossem acionados na cabine da nave da Virgin Galactic e que o sinal deveria ter sido motivo para que a missão fosse abortada.
A Virgin Galactic disse que fará seus cálculos para voos futuros e pedirá mais espaço aéreo. A empresa também prometeu comunicação em tempo real com a FAA durante as operações de voo.
"Toda a nossa abordagem de voos espaciais está orientado por um compromisso fundamental com a segurança em todos os níveis, inclusive nosso sistema de voos espaciais e nosso programa de voos de testes", disse o diretor-executivo da companhia, Michael Colglazier, em um comunicado.
"Apreciamos a revisão exaustiva desta investigação de parte da FAA. Nosso programa de voo de testes está projetado especificamente para melhorar continuamente nossos processos e procedimentos".
Leia mais:
Entenda as diferenças da viagem da SpaceX para as de Bezos e Branson
Elon Musk, Jeff Bezos, Richard Branson: os multimilionários que disputam a nova corrida espacial
Sonha em ser um turista espacial? Veja o que as empresas planejam
Voo de risco
A FAA manteve em solo a Virgin Galactic no começo do mês depois que uma reportagem investigativa da revista The New Yorker reportou que o voo experimentou irregularidades que poderiam ter posto em risco a missão.
O artigo destacou que os pilotos encontraram advertências na cabine que indicavam que a ascensão do avião espacial propulsionado por foguetes era superficial demais e o nariz do foguete - ou seja, sua extremidade superior - não estava suficientemente na vertical.
Isso poderia ter significado que, depois de levar sua tripulação ao limiar do espaço, faltaria energia suficiente para a aeronave planar de volta à pista de pouso na Terra.
De acordo com a reportagem citando fontes anônimas dentro da empresa fundada por Branson, a forma mais segura de reagir a esses alertas teria sido interromper a missão.
Os dois pilotos a bordo decidiram continuar apesar das luzes, e o pouso finalmente ocorreu sem problemas.
VÍDEO: Foguete da Virgin Galactic pousa em segurança
Em um comunicado, a FAA confirmou que tinha encerrado sua "investigação do contratempo".
"A FAA também descobriu que a Virgin Galactic não comunicou o desvio à FAA como requerido", acrescentou o comunicado. A declaração sugere que a agência só soube da irregularidade pelo artigo na The New Yorker.
A Virgin Galactic está planejando seu próximo voo de testes com membros da força aérea italiana em meados de outubro.

Fonte: https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2021/09/29/eua-autoriza-novos-lancamentos-da-virgin-galactic-apos-concluir-investigacao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp