MENU

30/09/2021 às 20h03min - Atualizada em 01/10/2021 às 00h01min

Congresso dos EUA evita paralisação do governo; Biden tem novo teste na votação do projeto de infraestrutura

Financiamento do governo até o fim do ano deverá ser sancionado pelo presidente ainda na quinta, data limite para a confirmação dos custos.

G1 Economia
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/30/congresso-dos-eua-evita-paralisacao-do-governo-biden-tem-novo-teste-na-votacao-do-projeto-de-infraestrutura.ghtml



Financiamento do governo até o fim do ano deverá ser sancionado pelo presidente ainda na quinta, data limite para a confirmação dos custos. Nancy Pelosi, presidente da Câmara, assina a confirmação de que não haverá 'shutdown' no governo em foto de 30 de agosto de 2021
Elizabeth Frantz/Reuters
O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (30) o projeto que evita o "shutdown" – paralisação parcial e temporária do governo. Uma vitória para o presidente Joe Biden que tem outro teste à frente, com a aproximação da votação do projeto de infraestrutura de US$ 1 trilhão.
Alguns dos políticos democratas já prometem votar contra o projeto de lei que prevê investimentos em estradas, pontes e outras infraestruturas do país, em resposta à falta de acordo em torno de um outro projeto voltado ao financiamento de serviços sociais e de enfrentamento às mudanças climáticas.
A Câmara aprovou uma medida para financiar o governo até o dia 3 de dezembro em uma votação, horas depois de o texto ter sido aprovado no Senado. O projeto segue agora para a sanção presidencial que deve ocorrer antes da meia-noite, quando expira o financiamento atual do governo.
Votação de projeto trilionário
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, confirmou que a Casa também votará nesta quinta-feira o trilionário projeto de infraestrutura, apesar de novas disputas internas dentro do Partido Democrata. O fracasso em aprovar essa medida seria um revés doloroso para Biden.
A legislação de infraestrutura já foi aprovada no Senado com apoio republicano e democrata. Mas pode ser vítima de um impasse entre democratas moderados e progressistas em torno de um projeto de lei maior que fortaleceria os serviços sociais e combateria a mudança climática.
Nancy Pelosi no Congresso dos EUA em 30 de setembro de 2021
Elizabeth Frantz/Reuters
Parlamentares mais à esquerda do partido disseram que não votarão a favor do projeto de infraestrutura a menos que tenham certeza de que suas prioridades serão refletidas no projeto de gasto social.
Pelosi, que havia prometido aos moderados do partido levar à votação o projeto de infraestrutura esta semana, disse em uma entrevista coletiva que o partido estava em uma "boa situação". Mas se recusou a prever se a medida seria aprovada nesta quinta.
Com uma maioria estreita no Congresso, os democratas não podem perder muitos votos se quiserem aprovar sua agenda. E é improvável que ganhem muito apoio dos republicanos da Câmara ansiosos em retomar a maioria nas eleições de meio de mandato de 2022.
Ameaça de teto da dívida
Em outra batalha de alto risco, os congressistas democratas e republicanos continuam se enfrentando para dar ao Departamento do Tesouro autorização adicional para empréstimos para além do atual limite estatutário de 28,4 trilhões de dólares.
A Câmara aprovou na noite de quarta-feira um projeto de lei que suspende o limite da dívida até dezembro de 2022. O Senado pode votá-lo "já na próxima semana", disse o líder da Maioria no Senado, Chuck Schumer, mas os republicanos devem bloqueá-lo novamente.
A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, disse na quinta-feira que seria uma "catástrofe" se o Congresso não aumentasse o teto da dívida. A incerteza está começando a se infiltrar nos mercados financeiros, embora poucos acreditem que o país acabará inadimplente.
VÍDEOS com notícias internacionais

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/30/congresso-dos-eua-evita-paralisacao-do-governo-biden-tem-novo-teste-na-votacao-do-projeto-de-infraestrutura.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp