MENU

02/10/2021 às 17h54min - Atualizada em 03/10/2021 às 00h01min

Eleições locais na Geórgia, um dia após a prisão do ex-presidente Saakashvili

O ex-presidente georgiano Mikhail Saakashvili, após 8 anos de exílio, foi preso na véspera das eleições municipais do país, realizadas neste sábado (2). Resultado do pleito é visto como teste para o partido governista Georgian Dream.

G1 - Internacional
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/02/eleicoes-locais-na-georgia-um-dia-apos-a-prisao-do-ex-presidente-saakashvili.ghtml



O ex-presidente georgiano Mikhail Saakashvili, após 8 anos de exílio, foi preso na véspera das eleições municipais do país, realizadas neste sábado (2). Resultado do pleito é visto como teste para o partido governista Georgian Dream. Protesto em Tbilisi, capital da Geórgia, após a prisão de líder da oposição em 23 de fevereiro de 2021
Irakli Gedenidze/Reuters
A Geórgia realizou eleições municipais no sábado (2), um dia após o ex-presidente Mikhail Saakashvili, um importante membro da oposição, ter sido preso ao retornar ao país, após oito anos no exílio.
As eleições são vistas como um teste para o partido Georgian Dream, o partido governante que está cada vez mais impopular.
Após o fechamento das escolas às 16h GMT (13h de Brasília) tanto a oposição quanto o partido no poder reivindicaram a vitória.
"Quero pedir a todos que vão votar para que nenhum voto seja perdido", tuitou Saakashvili neste sábado da prisão, com a fotografia de uma carta endereçada a seus apoiadores.
Initial plugin text
"Minha liberdade e, mais importante, a liberdade da Geórgia depende inteiramente de suas ações e de sua capacidade de lutar", acrescentou.
Reformador carismático, tanto exaltado quanto criticado, Mikhail Saakashvili, 53, fundador do Movimento Nacional Unido (MNU, o principal partido da oposição), foi presidente da Geórgia de 2004 a 2013. Ao regressar, foi preso pelas autoridades georgianas por um caso de "abuso de poder" que considera político.
"A Geórgia precisa de uma transição pacífica para uma verdadeira democracia na qual os opositores políticos não sejam presos com base em acusações fabricadas ou forçados ao exílio", disse ele em uma mensagem enviada à AFP no sábado. Saakashvili havia anunciado na manhã de sexta-feira ter deixado a Ucrânia, onde vivia no exílio, para retornar ao seu país.
Em um vídeo divulgado antes de sua detenção, ele pediu a seus apoiadores que fossem às urnas neste sábado e que se concentrassem em uma grande avenida na capital, Tbilissi, no domingo.
O governo avisou que ele seria imediatamente preso caso voltasse, por ser procurado por "abuso de poder", caso que o ex-presidente considera politicamente motivado e pelo qual foi condenado em rebelião a seis anos de prisão, em 2018.
O primeiro-ministro Irkali Garibashvili anunciou sua prisão na noite de sexta-feira. Segundo a imprensa georgiana, Saakashvili está detido numa prisão em Rustavi, perto de Tbilissi.
VÍDEO: Geórgia tem protesto após prisão de líder da oposição
A Geórgia está mergulhada em uma crise política desde o ano passado, quando os partidos da oposição denunciaram uma fraude massiva nas eleições legislativas em que o Georgian Dream venceu.
Georgian Dream, partido fundado por Bidzina Ivanishvili, o homem mais rico deste país, foi acusado por seus detratores de usar a justiça para perseguir opositores e jornalistas.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/02/eleicoes-locais-na-georgia-um-dia-apos-a-prisao-do-ex-presidente-saakashvili.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp