MENU

02/10/2021 às 17h13min - Atualizada em 03/10/2021 às 00h01min

Grandes nações são cobradas por ações mais ousadas sobre o clima

As maiores economias do mundo precisam fazer mais na próxima cúpula do clima da ONU, a COP26, na Escócia, para mostrar que levam a sério o aquecimento global e para atender aos alertas de jovens ativistas, afirmaram políticos neste sábado (2).

G1 - Internacional
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/02/grandes-nacoes-sao-cobradas-por-acoes-mais-ousadas-sobre-o-clima.ghtml


As maiores economias do mundo precisam fazer mais na próxima cúpula do clima da ONU, a COP26, na Escócia, para mostrar que levam a sério o aquecimento global e para atender aos alertas de jovens ativistas, afirmaram políticos neste sábado (2). Representantes de mais de 40 países se reúnem para último evento antes da COP-26
O presidente da COP26, Alok Sharma, disse que há urgência no debate climático após conversas preparatórias em Milão, onde milhares de jovens ativistas cobraram que os governos ajam de acordo com suas palavras e desembolsem bilhões de dólares para livrar o mundo de combustíveis fósseis.
"Tivemos discussões muito construtivas e há um senso real de urgência", afirmou o britânico Sharma a jornalistas após a reunião na capital financeira da Itália.
Sharma afirmou que líderes em Milão concordaram em fazer mais para manter a meta ao alcance e entregar uma promessa de 100 bilhões de dólares por ano para ajudar os países mais vulneráveis a enfrentar as mudanças climáticas.
"A energia que apareceu (dos jovens) galvanizou os ministros", disse Sharma. "Ao avançarmos nas próximas semanas e na COP, precisamos manter (suas) vozes… em nossas cabeças".
A conferência COP26 em Glasgow buscará ações climáticas mais ousadas de cerca de 200 países que assinaram o Acordo de Paris de 2015 e concordaram em tentar limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.
‘Temos que levar à COP-26 nossas maiores ambições’, diz Joe Biden no Fórum das Grandes Economias
Promessas de financiamento de Estados Unidos e China aumentaram esperanças dos negociadores, mas muitos países do G20 ainda não anunciaram atualizações dos planos climáticos de curto prazo.
O enviado do Clima dos EUA, John Kerry, também cobrou que as grandes economias se comprometam com políticas mais radicais.
Kerry disse que, embora espere que doadores completem a promessa, um plano financeiro pós-2025 "com ênfase não apenas em bilhões, mas em trilhões", será necessário.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/02/grandes-nacoes-sao-cobradas-por-acoes-mais-ousadas-sobre-o-clima.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp