MENU

04/10/2021 às 17h47min - Atualizada em 05/10/2021 às 00h01min

Após dois anos, Venezuela reabre fronteira com Colômbia para o comércio

Ponte que liga os dois países estava bloqueada desde que o governo boliviano reconheceu Juan Guaidó como presidente interino venezuelano em 2019, irritando Nicolás Maduro.

G1 - Internacional
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/04/apos-dois-anos-venezuela-reabre-fronteira-com-colombia-para-o-comercio.ghtml



Ponte que liga os dois países estava bloqueada desde que o governo boliviano reconheceu Juan Guaidó como presidente interino venezuelano em 2019, irritando Nicolás Maduro. Ponte que liga a Colômbia a Venezuela foi desbloqueada nesta segunda-feira (4)
Edinson Estupinan/AFP
A Venezuela anunciou nesta segunda-feira (4) a abertura comercial da fronteira com a Colômbia, fechada em 2019 pelo presidente Nicolás Maduro, no auge da crise política e diplomática.
A abertura tem sido chamada de "comercial" porque não está claro se será liberada a circulação de veículos particulares. A passagem de pedestres, reaberta em junho de 2019, havia sido restringida por conta da pandemia.
"A partir de amanhã estaremos fazendo uma abertura comercial entre os nossos países", informou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, em pronunciamento na TV estatal.
Contêiner com a bandeira da Venezuela é removido de ponte na fronteira com a Colômbia em Tachira nesta segunda-feira (4)
Schneyderm/AFP
Mais cedo, os contêineres que bloqueavam há dois anos a circulação na principal ponte fronteiriça entre a Venezuela e a Colômbia foram removidos por autoridades venezuelanas e a passagem de pedestres começou a fluir.
O governo havia ordenado o bloqueio das passagens binacionais em fevereiro de 2019, na disputa pela entrada de alimentos e insumos médicos geridos pelo líder opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, incluindo Estados Unidos, Colômbia e Brasil.
Os obstáculos e a forte presença militar impediram a entrada dos carregamentos a partir de Cúcuta em 23 de fevereiro, o que gerou violentos confrontos no lado venezuelano.
Relembre no VÍDEO abaixo
Venezuela fecha fronteira com a Colômbia
Maduro, que rompeu relações diplomáticas com Bogotá por seu reconhecimento de Guaidó, ordenou, então, o fechamento da fronteira, alegando que as doações eram um pretexto para uma "invasão" dos Estados Unidos.
Distensão entre Caracas e Bogotá
Venezuela e Colômbia dividem uma fronteira de mais de 2000 km. "Virando a página", comentou a vice-presidente, em Caracas. "Estamos aqui hoje dando abertura comercial binacional, para que comecem a entrar caminhões com produtos da Venezuela à Colômbia, da Colômbia à Venezuela", acrescentou.
A Colômbia já havia decidido, em junho passado, abrir de forma unilateral sua fronteiras fluvial e terrestre com a Venezuela, medida então descrita como "intempestiva" pelo governo Maduro, que pedia uma "reabertura controlada".
"A Colômbia também está disposta a iniciar um processo ordenado, para que possamos garantir essa passagem fronteiriça", declarou o presidente Iván Duque. "Iremos fazê-lo sempre seguindo os critérios de nosso país em suas áreas de fronteira, principalmente no que se refere ao transporte de carga".
"Enfim, chegou o dia esperado, desejado por todos nós!", comemorou Isabel Castillo, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Produção de San Antonio del Táchira. "As expectativas são muitas, começar desde já a trabalhar plenamente."

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/04/apos-dois-anos-venezuela-reabre-fronteira-com-colombia-para-o-comercio.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp