Um senador e um deputado trocaram socos e chutes durante uma sessão do Congresso da Bolívia nesta terça-feira (8). Eles se desentenderam após uma fala do ministro do governo sobre a prisão da ex-presidente Jeanine Áñez.
Fernando del Castillo, chefe da pasta equivalente à Casa Civil no Brasil, reforçou a tese do atual governo de que houve um golpe de Estado em 2019, o que levou a renúncia do então presidente Evo Morales e a posse de Áñez.
O senador opositor Henry Montero e o deputado governista Antonio Gabriel Colque discutiram e chegaram a se agredir fisicamente. A ação foi transmitida pela televisão pública, e registrada por outros parlamentares pelo celular (veja no vídeo acima).
+LEIA TAMBÉM
O ministro Del Castillo se alterou e chamou os opositores de "cúmplices" aos gritos. Montero pediu por respeito e foi empurrado por Colque enquanto outros governistas o cercavam. Montero e Colque trocaram chutes e socos e o governista foi derrubado no chão, sob os golpes do opositor.
Em outro local do Congresso, as parlamentares Tatiana Áñez, do partido de direita Creemos, e María Alanoca, do MAS – partido de Morales e do atual presidente Luis Arce –, também se empurraram e puxaram os cabelos uma da outra.
A sessão do Congresso chegou a ser suspensa por vários minutos, e após todos acalmarem os ânimos, o ministro Del Castillo pôde encerar sua fala.