Nascido em Belo Horizonte, em 16 de fevereiro de 1966, Sebastião Aparecido Fonseca foi o primeiro garoto-propaganda negro do país e garante que nunca enfrentou problemas com racismo. “Se já passei, nem percebi, porque não dou poder para os outros. Quem determina a minha presença, onde quer que eu esteja, sou eu. Se alguém se incomoda eventualmente por eu ser o que sou, é um problema dessa pessoa, não meu”, diz Sebastian. “O Brasil é um país plural. É feito de N pessoas, e essa pluralidade é o que mostra a grande riqueza do nosso país. Altos, baixos, ricos, pobres, negros, mulatos, mamelucos, mulheres, homens, todo o tipo de manifestação se faz nesse caldeirão maravilhoso que é o Brasil.”
No final dos anos 1990 e início dos 2000, Sebastian protagonizou inúmeros comerciais da C&A, muitas vezes contracenando com grandes nomes, como Gisele Bündchen. “Escolhemos o Sebastian porque ele é animado, divertido, uma pessoa super conhecida e tem tudo a ver com a ideia que queremos passar sobre a empresa”, explica o CEO da Pharbox, Silvio Pereira Junior.
Segundo Sebastião – ou Sebastian, uma vez que o personagem que se confunde com o criador –, a célebre figura que estrelou os comerciais da C&A por mais de duas décadas encaixa-se perfeitamente na nova missão: ser a face conhecida da Pharbox. “Somos um fragmento de tudo o que nós fazemos. Aquele personagem vem de uma inspiração, de vivências, tendo visto Tony Tornado, Wilson Simonal, Elis Regina, James Brown, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald. Todos aqueles personagens que eu vi e me inspiraram quando eu era jovem, os trouxe para construir aquele personagem lá em 1990 e hoje eles estão aqui comigo ao lado da Pharbox”, comenta o artista.
Sebastian garante estar empolgado com a parceria com a Pharbox, especialmente em razão das práticas adotadas pela empresa em relação aos entregadores. “Quando apareci, em 1990, final de 1989, eu era único, não tinha ninguém pensando em um negão careca, girando, de olhos arregalados, dançando, dizendo para que você saísse de casa para ir comprar roupa. Então foi um momento único e, novamente, agora, junto à Pharbox, estou vivendo um momento único”, diz o garoto-propaganda. “Eu e minha esposa Ivone temos um projeto social há 18 anos, que cuida de crianças menos favorecidas economicamente. A Pharbox é uma empresa preocupada com a segurança e a qualidade de vida dos entregadores. Estou tendo uma grande alegria em poder estar próximo de uma empresa com essa visão humanitária.”
A contratação do garoto-propaganda se insere na estratégia da marca em tornar-se mais conhecida no mercado, tanto entre o público consumidor como entre os motoboys, parceiros do app na realização das entregas pela Pharbox. “Queremos criar uma identidade da marca, gerar um interesse do público geral e dos entregadores pelo aplicativo e pela empresa”, complementa Pereira Junior.
A grande aposta da Pharbox para a veiculação da campanha são as mídias sociais – todas as publicações serão realizadas online. Os vídeos institucionais serão exibidos no LinkedIn, TikTok, Instagram, Facebook e Twitter. Por enquanto, a campanha tem foco nas praças de São Paulo e Manaus.