MENU

11/06/2021 às 16h48min - Atualizada em 11/06/2021 às 16h48min

Seleção dos estreantes: veja dois times de craques que vão jogar a Eurocopa pela primeira vez

Foden, Sancho, Donnarumma, Mbappé... até experientes, como Verratti: vários jogadores protagonistas em suas seleções nunca disputaram o torneio. Confira alguns deles

Rodrigo Hubner
Globo Esporte

A espera de cinco anos por uma nova edição de Eurocopa provocou uma realidade curiosa para o torneio que começa nesta sexta: a maioria dos jogadores é de estreantes. Diante disso, o ge embarcou em uma missão que não foi difícil: escalar dois times de craques que vão estar em campo pela primeira vez no torneio.

Recheadas de jovens que surgiram nos últimos anos, Inglaterra, Portugal e Alemanha contribuíram bastante para as equipes. A Holanda, que ficou fora da última Euro, também tem seus representantes. Há quem tenha se machucado nas vésperas da edição de 2016. E vale destacar que o principal jogador da maior favorita é um estreante: Kyllian Mbappé.
 

Os jogos da Eurocopa têm transmissão exclusiva nos canais Globo, SporTV e no ge

 

Precisamente 459 dos 622 atletas inscritos na Eurocopa nunca disputaram o maior torneio de seleções europeias, o que dá cerca de 74% dos jogadores. E apenas 13 deles foram campeões: os 11 remanescentes da seleção portuguesa campeã em 2016, além de Busquets e Alba, que venceram em 2012 com a Espanha.


Veja os dois times de estreantes:


Time I


Campinho com seleção dos estreantes da Eurocopa — Foto: ge


+ VEJA A TABELA DA EURO


DONNARUMMA (Itália)
Posição: Goleiro
Idade: 22 anos
Estreou na seleção italiana em setembro de 2016, meses depois da última edição da Euro. Aos 17 anos, foi um jogadores mais jovens a atuar pela Azzurra.


PAVARD (França)
Posição: Lateral-direito
Idade: 25 anos
O lateral do Bayern é campeão do mundo, mas nunca jogou a Euro. Estreou pela França em novembro de 2017.


VARANE (França)
Posição: zagueiro
Idade: 28 anos
O zagueiro do Real Madrid é um dos principais nomes dos atuais campeões do mundo, mas vai para sua primeira Euro. Em 2016, o jogador teve uma lesão na coxa e foi cortado da lista.


RÚBEN DIAS (Portugal)
Posição: zagueiro
Idade: 24 anos
Rúben Dias sequer tinha estreado no time profissional do Benfica em 2016, quando Portugal foi campeão. Sua estreia na seleção foi em 2018. Agora, é um dos pilares do time.

ROBERTSON (Escócia)

Posição: lateral-esquerdo
Idade: 27 anos
A Escócia chega a uma Euro pela primeira vez desde 1996. Portanto, Robertson, um dos melhores laterais do mundo, não teve como estrear antes.


FRENKIE DE JONG (Holanda)
Posição: volante
Idade: 24 anos
A Holanda não esteve na última Eurocopa. Mesmo se estivesse, De Jong provavelmente não a teria jogado. O volante estreou na Laranja Mecânica em setembro de 2018.


VERRATTI (Itália)
Posição: volante
Idade: 28 anos
Verratti estreou na seleção italiana em 2012 e poderia muito bem ter jogado em 2016. Mas se machucou e foi desfalque na última Euro. Vai estrear.


BRUNO FERNANDES (Portugal)
Posição: Meia
Idade: 26 anos
O meia do Manchester United é um dos principais jogadores do futebol mundial no momento. Ele só estreou por Portugal em novembro de 2017.


MBAPPÉ (França)
Posição: Atacante
Idade: 22 anos
O craque do PSG ainda dava os seus primeiros passos no Monaco quando a França foi vice-campeã em 2016. A estreia pela seleção viria em março de 2017.


Eurocraques: Destaque da França, Mbappé vira febre entre as crianças


WERNER (Alemanha)
Posição: Atacante
Idade: 25 anos
Timo Werner apareceu na seleção alemã em março de 2017.


FODEN (Inglaterra)
Posição: Ponta/Meia-atacante
Idade: 21 anos
Foden foi destaque da Inglaterra campeã mundial sub-17 em 2017 e só estreou na seleção principal em setembro do ano passado. Mas tem tudo para ser um dos destaques do torneio.


Time II


Campinho com seleção dos estreantes da Eurocopa 2 — Foto: ge


HENDERSON (Inglaterra)
Posição: Goleiro
Idade: 24 anos
Ok, talvez este não seja um “craque”. Mas na falta de melhores goleiros estreantes, Henderson vale a menção. O jovem ganhou espaço na temporada no Manchester United, que tem De Gea, e desperta dúvida em Southgate, que tem Pickford como opção.


CANCELO (Portugal)
Posição: Lateral-direito
Idade: 27 anos
Cancelo já se destacava no Valencia em 2016, mas só foi ganhar uma chance por Portugal nos primeiros compromissos depois da Euro daquele ano.


DE LIGT (Holanda)
Posição: Zagueiro
Idade: 21 anos
A Holanda não esteve na última Euro. Mas De Ligt, mesmo com só 21 anos, já tem longa experiência na seleção. Serve a Laranja Mecânica desde março de 2017 e soma 27 partidas no time.


RÜDIGER (Alemanha)
Posição: Zagueiro
Idade: 28 anos
Rüdiger é mais um do grupo dos cortados da Euro de 2016. À época zagueiro da Roma, ele se lesionou em um dos primeiros treinos da Alemanha para o torneio daquele ano. Vai ter sua primeira chance.

 

LUCAS HERNÁNDEZ (França)

Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 25 anos
Titular na campanha do título da Copa da Rússia, Lucas Hernández estreou pela França apenas no ano daquele Mundial, em 2018.


WIJNALDUM (Holanda)
Posição: Volante
Idade: 30 anos
O experiente novo volante do PSG é outro que pagou pela ausência da Holanda na última Euro. Ele até estreou pela seleção em 2011, mas ficou fora do time que foi para a edição de 2012.


GÜNDOGAN (Alemanha)
Posição: Meio-campista
Idade: 30 anos
Sim, o artilheiro do Manchester City na última temporada nunca disputou uma Euro. Sua estreia na Alemanha foi em outubro de 2011, mas Joachim Löw não o levou para a edição de 2012, e ele sofreu uma lesão antes do torneio em 2016.


BERNARDO SILVA (Portugal)
Posição: Meia
Idade: 26 anos
Bernardo Silva fez cinco jogos por Portugal antes da Euro 2016, mas se lesionou no último treino daquela temporada no Monaco. Por precaução, o técnico Fernando Santos preferiu levar Renato Sanches. E Silva não fez parte do grupo campeão na França.


GNABRY (Alemanha)
Posição: Ponta
Idade: 25 anos
O que Gnabry fazia em 2016? Era vice-campeão olímpico. Sim, o destaque do Bayern de Munique campeão da Champions em 2020 era titular daquela Alemanha que perdeu para o Brasil no Rio de Janeiro. A estreia na seleção principal foi em novembro daquele ano.




DEPAY (Holanda)

Posição: Atacante
Idade: 27 anos
Depay é o principal nome da Holanda no momento. Aos 27 anos, também nunca jogou a Euro, assim como quase toda a equipe da Laranja Mecânica. No elenco, apenas os goleiros Tim Krul e Stekelenburg e o atacante Luuk de Jong estavam em 2012, última vez que o time participou do torneio.


SANCHO (Inglaterra)
Posição: Ponta
Idade: 21 anos
O atacante do Borussia Dortmund é mais um jovem protagonista que vai ter sua primeira chance na Euro. Aos 21 anos, ele tem 19 jogos na seleção inglesa, com três gols marcados.

 

Outros estreantes

Uma terceira seleção com grandes nomes estreantes em Euro ficaria um pouco desequilibrada, mas vale a menção. Eis alguns exemplos que merecem a sua atenção e poderiam entrar nos times acima: Bastoni (Itália), Jorginho (Itália), Rabiot (França), Mason Mount (Inglaterra), Rodri (Espanha), Goretzka e Havertz (Alemanha) e os portugueses João Félix e Diogo Jota.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp