MENU

20/07/2021 às 15h45min - Atualizada em 21/07/2021 às 00h00min

Forte calor e incêndios florestais no estado do Oregon preocupam autoridades, que pedem ajuda

Incêndio atingiu área maior do que 1 mil quilômetros quadrados. Desastre não foi pior porque região é pouco habitada.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/20/forte-calor-e-incendios-florestais-no-estado-do-oregon-preocupam-autoridades-que-pedem-ajuda.ghtml



Incêndio atingiu área maior do que 1 mil quilômetros quadrados. Desastre não foi pior porque região é pouco habitada. Incêndio Bootleg, em Oregon, nos EUA, é um dos maiores da história do estado. Foto de 17 de julho
Bootleg Fire Incident Command via AP
Altas temperaturas e incêndios florestais preocupam autoridades no oeste dos Estados Unidos. No Oregon, o governo local pediu na segunda-feira (19) ajuda a outras partes do país para obter mais recursos para o combate às chamas.
LEIA TAMBÉM:
Raro peixe-lua é encontrado morto em praia no Oregon
EUA têm evacuações no oeste por causa dos incêndios
Saiba em 7 pontos os impactos previstos das mudanças climáticas
Uma das situações mais preocupantes é o chamado Incêndio Bootleg, na região da Floresta Nacional Fremont-Winema. Estima-se que as chamas cheguem a uma extensão de 1.474 quilômetros quadrados.
ONDA DE CALOR: veja no VÍDEO que mariscos foram 'cozidos pelo sol' no Canadá
VÍDEO: Onda de calor cozinha mariscos e outros moluscos em praia no Canadá
Além disso, a chegada das chuvas se torna outra preocupação: apesar de a água poder minimizar alguns focos de incêndio, raios podem gerar mais fogo em uma região cheia de folhas e galhos secos.
Avião despeja material de combate às chamas no sul do estado de Oregon, nos EUA, em 15 de julho
Bootleg Fire Incident Command via AP
Entre os recursos pedidos pelas autoridades de Oregon, estão equipamentos de combate às chamas de outros estados como Arkansas, Nevada e Alasca.
Em entrevista à agência Associated Press, o pesquisador James Johnston, da Universidade do Estado de Oregon, disse que o desastre só não foi pior porque o incêndio abrange uma área muito pouco habitada dos EUA.
"Se fosse nas partes mais populosas, teria destruído milhares de casas", alerta o cientista.
Verão muito quente na América do Norte
Homem se refresca em totem de vapor de água em Vancouver, no Canadá, neste domingo (27), dia de recorde de calor no país
Jennifer Gauthier/Reuters
Embora incêndios florestais sejam relativamente comuns nesta época do ano, a intensidade preocupa: aliás, este tem sido um dos verões mais quentes da história na América do Norte.
VÍDEO: Imagens mostram queimada que devasta vilarejo no Canadá
O Canadá registrou em meados de junho as maiores temperaturas da história do país, com temperaturas se aproximando dos 50°C. Um incêndio florestal de enormes proporções chegou a devastar um vilarejo inteiro. Relembre no VÍDEO acima.
Também na região do Pacífico, os estados de Oregon e Washington, nos EUA, também assistiram às temperaturas subirem como jamais visto na história.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/20/forte-calor-e-incendios-florestais-no-estado-do-oregon-preocupam-autoridades-que-pedem-ajuda.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp