MENU

21/07/2021 às 18h39min - Atualizada em 22/07/2021 às 00h00min

Guiné desiste de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, diz agência

Governo do país africano disse que tomou a decisão para preservar a saúde dos atletas em um momento de alta nos casos de Covid-19 na capital do Japão. Coreia do Norte também desistiu de levar atletas ao evento por causa do coronavírus.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/21/guine-desiste-de-participar-dos-jogos-olimpicos-de-toquio-diz-agencia.ghtml



Governo do país africano disse que tomou a decisão para preservar a saúde dos atletas em um momento de alta nos casos de Covid-19 na capital do Japão. Coreia do Norte também desistiu de levar atletas ao evento por causa do coronavírus. Pessoas passam em frente aos aros olímpicos instalados na ponte Nippon Bashi em Tóquio, no Japão, nesta quinta (15)
Hiro Komae/AP Photo
A delegação da Guiné não vai mais participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, informou nesta quarta-feira (21) o ministro do Esporte do país africano, segundo a agência France Presse (AFP).
As autoridades locais dizem que tomaram a decisão para preservar a saúde dos atletas em meio à pandemia do coronavírus — em um momento de casos registrados em atletas (leia mais no fim da reportagem).
"Devido ao recrudescimento das variantes da Covid-19, o governo, preocupado em proteger a saúde dos esportistas guineanos, decidiu com pesar pela anulação da participação de Guiné", escreveu o ministro Sanoussy Bantama Sow.
VEJA TAMBÉM:
Tudo sobre Tóquio 2020 no ge
Cerimônia de abertura será 'sóbria', diz idealizador
Saiba mais sobre outras Olimpíadas ocorridas em meio a crises políticas e guerras
Com isso, a Guiné é o segundo país entre os mais de 200 a desistir da participação nas Olimpíadas de Tóquio. Também citando preocupações com a Covid-19, a Coreia do Norte anunciou em abril que não levará atletas ao Japão. As autoridades de Samoa também decidiram que nenhum atleta viajará do país, na Oceania, para a sede olímpica, mas atletas que vivam em outros países poderão competir.
MAIS: Samoa, no Pacífico, só registrou o primeiro caso de Covid em novembro de 2020
Guiné deveria levar a Tóquio cinco atletas: na luta livre, no judô, no atletismo e dois na natação. O país, em sua história, jamais conquistou uma medalha em Jogos Olímpicos.
Olimpíadas na pandemia
Policial na entrada da Vila Olímpica em Tóquio, em 14 de julho de 2021
Behrouz Mehri / AFP
A dois dias da Cerimônia de Abertura, há apreensão em Tóquio a respeito da segurança dos atletas, das comitivas e dos moradores da cidade em um momento de alta nos casos de Covid-19. Ao menos três atletas, entre eles alguns dos favoritos a medalha, foram retirados dos Jogos depois de terem teste positivo para o coronavírus.
Delegações apresentam 32 casos de Covid-19, diz Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio
Entretanto, o próprio diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse em tom confiante que os Jogos Olímpicos são um momento de esperança e de teste para mostrar ao mundo as medidas de prevenção ao vírus. "Não existe risco zero", afirmou, durante evento em Tóquio.
Por causa da pandemia, a maioria das competições ocorre sem público nenhum. Além disso, todos os envolvidos passam por testagens quase diárias, e estima-se que mais de 80% dos atletas tenham se vacinado contra a Covid.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/21/guine-desiste-de-participar-dos-jogos-olimpicos-de-toquio-diz-agencia.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp