MENU

23/07/2021 às 19h02min - Atualizada em 24/07/2021 às 00h00min

Em ano de jogos no Japão, cidade mineira sedia encontro nacional de 'condutores da tocha olímpica'

Pessoas que participaram do revezamento da chama grega nas olimpíadas do Rio, em 2016, se reúnem em Ouro Branco.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/07/23/em-ano-de-jogos-no-japao-cidade-mineira-sedia-encontro-nacional-de-condutores-da-tocha-olimpica.ghtml



Pessoas que participaram do revezamento da chama grega nas olimpíadas do Rio, em 2016, se reúnem em Ouro Branco. Encontro anual de condutores da tocha olímpica acontece em Ouro Branco
Luiz Gomes/Arquivo pessoal
Em Ouro Branco, cidade mineira com pouco mais de 35 mil habitantes, um pequeno grupo de pessoas, vestindo camisa e bermuda brancas, com detalhes em amarelo, exibe uma invejável coleção de tochas olímpicas.
“A gente se encontra anualmente para relembrar e reviver esse momento tão emocionante das nossas vidas”, disse Luiz Gomes, um dos organizadores do V Encontro Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica Rio 2016 que vai até domingo (25).
Na manhã do dia 13 de maio de 2016, ele corria pelo centro histórico de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, com a chama olímpica nas mãos. Durante os 300 metros que o separavam de um “colega de tocha” para outro, o astrônomo amador avaliou a própria vida.
“Foram só 15 minutos, mas eu vi a vida toda em flash, sabe? Nem sei direito o que senti. Fiquei me perguntando o que tinha feito de bom na vida para chegar até aquele momento. Uma emoção indescritível”, disse Luiz Gomes, que foi um dos escolhidos por fazer um trabalho social através da astronomia.
Luiz Gomes carregando a tocha em Ouro Preto, em maio de 2016
Luiz Gomes/Arquivo pessoal
Aqueles que ajudaram a levar a tocha até o Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de adquirir uma réplica. Naquele ano, os “condutores de chama olímpica” acabaram trocando mensagens e se reuniram em grupos de whatsapp. Desde então, promovem encontros anuais.
Normalmente, as reuniões acontecem em janeiro, mas por causa da pandemia, elas tiveram que ser adiadas.
“Tem bem menos gente, né? Apesar de ter vindo pessoal da Paraíba, Rio Grande do sul, Maranhão e Bahia, a pandemia dificultou um pouco”, contou Luiz.
A escolha de Ouro Branco para sediar o encontro no ano olímpico foi disputada. Os integrantes fazem propaganda para que suas cidades tenham esta honra.
“Ouro Branco venceu o Guarujá. Foi apertado. Igual eleição do Comitê Olímpico”, brincou o astrônomo, que é do município mineiro ganhador da disputa.
Por causa da pandemia, a corrida da chama olímpica no Japão foi solitária. Pouca gente na rua e participando do revezamento.
“É uma pena isso te acontecido. Foi um privilégio pra gente aqui no Brasil ter vivido esse momento. Um grande momento de nossas vidas", falou ele.
Veja os vídeos mais assistidos do G1 Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/07/23/em-ano-de-jogos-no-japao-cidade-mineira-sedia-encontro-nacional-de-condutores-da-tocha-olimpica.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp