MENU

24/07/2021 às 16h46min - Atualizada em 25/07/2021 às 00h00min

Fortes chuvas na Índia deixam ao menos 115 mortos

Equipes de emergência fazem buscas neste sábado (24) entre os escombros dos deslizamentos e inundações. Quase 150 mil pessoas foram evacuadas do estado de Maharashtra, afetado por chuvas de monção.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/24/fortes-chuvas-na-india-deixam-ao-menos-115-mortos.ghtml



Equipes de emergência fazem buscas neste sábado (24) entre os escombros dos deslizamentos e inundações. Quase 150 mil pessoas foram evacuadas do estado de Maharashtra, afetado por chuvas de monção. Outdoor com a imagem de Narendra Modi parcialmente submersa nas águas da enchente em Kolhapur, no oeste do estado de Maharashtra, Índia, sábado, 24 de julho de 2021.
AP
Equipes de emergência na Índia procuravam sobreviventes. neste sábado (24) entre a lama e os escombros dos deslizamentos de terra e das inundações que deixaram ao menos 115 mortos na região Oeste do país.
Dezenas de pessoas estão desaparecidas e quase 150 mil pessoas foram evacuadas do estado de Maharashtra, afetado por chuvas de monção.
VEJA TAMBÉM: Mortes por Covid na Índia são até 10 vezes superiores ao balanço oficial, afirma estudo
O fenômeno meteorológico, que ocorre de junho a setembro, é fundamental para a vida e a agricultura do subcontinente indiano. No entanto, todo ano causa grande destruição e deixa centenas de mortos nesta região do mundo onde vive um quinto da população do planeta.
Pessoas presas nas águas da enchente assistem ao resgate de outras em Kolhapur, no oeste do estado de Maharashtra, Índia, sábado, 24 de julho de 2021.
AP
As chuvas também causaram inundações no estado de Karnataka, no sudoeste, com um saldo de três mortos e 9 mil evacuados, segundo autoridades estaduais.
Em Maharashtra, mais da metade das mortes acontece em Raigad, ao sul de Mumbai, onde 47 pessoas perderam a vida.
"As operações de resgate continuam", declarou à AFP Sagar Pathak, secretário para gestão de desastres desse distrito. Pelo menos 53 pessoas podem estar presas sob a lama.
Casas destruídas
Um deslizamento de terra na cidade de Taliye, também ao sul de Mumbai, destruiu dezenas de casas em minutos e deixou de pé apenas duas estruturas de concreto, disseram testemunhas à AFP.
"Aconteceu muito rápido. Houve um enorme zumbido e a cidade desabou", contou Dilip Pandey, que viu o desastre na noite de quinta-feira.
Um movedor de terra reorganiza as rochas em um leito de ravina para desviar o fluxo de água dos edifícios em Dharmsala, Índia, sábado, 24 de julho de 2021.
AP/Ashwini Bhatia
A Marinha e a Aeronáutica atuaram para ajudar milhares de pessoas afetadas pelas inundações. Mas os deslizamentos bloquearam diversas estradas, sobretudo a que liga Mumbai e Goa, o que complica as operações de resgate.
Chiplun
Bairros da cidade de Chiplun, a 250 km de Mumbai, ficaram alagados na quinta-feira sob seis metros de água.
O chefe de Governo de Maharashtra, Uddhav Thackeray, afirmou que os serviços de emergência enfrentam dificuldades para chegar aos bairros isolados de Chiplun, devido ao estado das rodovias e das pontes afetadas pelas inundações.
A Marinha mobilizou sete equipes de resgate equipadas com botes infláveis, coletes salva-vidas e boias, além de um helicóptero para resgatar pessoas bloqueadas.
Chuvas devem se repetir
Pessoas atravessam área alagada em Kolhapur, no estado de Maharashtra, em 23 de julho de 2021. Deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas de monções deixaram dezenas de mortos e desaparecidos no oeste da Índia.
AP
O departamento meteorológico indiano colocou várias regiões do estado em alerta vermelho e informou que as chuvas devem prosseguir nos próximos dias.
Para piorar a situação, os efeitos das chuvas torrenciais de monção foram agravados pelas fortes marés e o transbordamento de várias barragens devido ao acúmulo dos depósitos, informou o governo de Maharashtra.
A mudança climática intensifica os fenômenos de monção na Índia, segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa sobre o Impacto Climático de Potsdam (PIK).
O informe alerta para possíveis consequências na alimentação, agricultura e economia em um país que abriga 20% da população mundial.
VÍDEOS: mais notícias de mundo

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/24/fortes-chuvas-na-india-deixam-ao-menos-115-mortos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp