MENU

26/05/2021 às 21h27min - Atualizada em 26/05/2021 às 21h27min

Vladimir Putin defende poderio nuclear russo e modernização constante do exército

Putin destacou o ‘aprimoramento’ das forças ‘nucleares estratégicas’ como fatores-chave para a segurança da Rússia, disse

Jeová Lopes
A Referência

O presidente Vladimir Putin em encontro com oficiais da Defesa em seu escritório em Sochi, Rússia, maio de 2021 (Foto: Kremlin/Sergei Ilyin)


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu a modernização do exército do país nesta terça (25). Segundo ele, as tropas russas devem se desenvolver conforme as tendências militares modernas, registrou a agência estatal Tass.

Putin também chamou a atenção para o aprimoramento do que chamou de "forças nucleares estratégicas". “É um fator-chave para garantir a segurança da Rússia”, disse, em pronunciamento que abriu uma série de reuniões com altos funcionários de defesa e que vai até sexta-feira.

“Todos os ramos militares e serviços das tropas devem se desenvolver de forma equilibrada e sistemática”, afirmou o presidente. “Assim, devem assumir plenamente as tendências modernas vistas na estratégia e tática militares dos países mais poderosos do mundo”.

A Rússia é o país com a maior nuclearização registrada no mundo. O país possui 6.370 armas nucleares registradas, segundo levantamento da Plowshares Fund, fundação pela extinção do arsenal. Dados recentes apontam que existem, oficialmente, 13,3 mil armas nucleares no mundo.

As afirmações de Putin vêm na esteira da crescente retaliação dos EUA e da UE (União Europeia) à Rússia após o aumento de tropas na fronteira com a Ucrânia, no início do mês. Moscou já negou o avanço sobre a Crimeia, península da Ucrânia anexada de forma unilateral pelas tropas russas em 2014. 

Ainda segundo Putin, o exército e a marinha do país conseguiram realizar todas as atividades planejadas em 2020, apesar da pandemia – incluindo exercícios militares.

Segundo ele, o sistema de mísseis aerotransportados Kinzhal já realizou mais de 160 voos em missões de alerta e patrulha de área. “É necessário desenvolver este poderoso potencial que a Rússia possui”, pontuou o presidente.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp