MENU

03/08/2021 às 17h00min - Atualizada em 04/08/2021 às 00h00min

Tóquio 2020: a tragédia que inspirou buquê de flores dado a medalhistas

Quase 5 mil ramalhetes de girassóis, eustomas, selos-de-salomão e gencianas serão distribuídos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/03/toquio-2020-a-tragedia-que-inspirou-buque-de-flores-dado-a-medalhistas.ghtml



Quase 5 mil ramalhetes de girassóis, eustomas, selos-de-salomão e gencianas serão distribuídos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Quase 5 mil ramalhetes serão distribuídos nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Getty Images/BBC
As medalhas de ouro, prata e bronze são o grande destaque do pódio olímpico. O buquê de flores dado aos atletas nas três primeiras posições nas competições em Tóquio, contudo, também tem um significado especial.
As flores amarelas, verdes e azuis dadas aos medalhistas vêm em sua maioria de três distritos do nordeste do Japão que foram devastados pelo terremoto e tsunami de 2011, que provocou um acidente nuclear na usina de Fukushima.
Veja a cobertura dos jogos olímpicos no ge
VÍDEO: Veja Fukushima e Miyagi antes e depois do tsunami de 2011
Medalhas das Olimpíadas de Tóquio foram feitas com partes de celulares e computadores reciclados
Quase 20 mil pessoas morreram no desastre que afetou as Prefeituras de Iwate, Fukushima e Miyagi.
A estimativa é que 5 mil buquês serão distribuídos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os girassóis amarelos foram cultivados em Miyagi, plantados por pessoas que perderam os filhos no desastre.
A estimativa é que 5 mil buquês serão distribuídos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Reuters
O local de cultivo escolhido foi a encosta para onde as crianças e jovens fugiram em busca de proteção contra os efeitos do tsunami.
Já os delicados eustomas roxos e brancos e os selos-de-salomão foram cultivados em Fukushima como parte de uma iniciativa sem fins lucrativos criada para tentar recuperar a economia local após a tragédia, que prejudicou gravemente a produção agrícola.
As gencianas, pequena flor azul brilhante, são cultivadas em Iwate, uma área costeira que foi devastada por maremotos também no desastre de 2011.
E há ainda as aspidistras verde-escuras, cultivadas em Tóquio e escolhidas para representar a cidade-sede.
VÍDEO: Fukushima e Miyagi nas Olimpíadas do Japão 10 anos depois de tsunami
VÍDEO: Fukushima e Miyagi nas Olimpíadas do Japão 10 anos depois de tsunami VÍDEO: Fukushima e Miyagi vão sediar Olimpíadas do Japão 10 anos depois de tsunami
Initial plugin text

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/03/toquio-2020-a-tragedia-que-inspirou-buque-de-flores-dado-a-medalhistas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp