MENU

05/08/2021 às 19h34min - Atualizada em 06/08/2021 às 00h00min

Ibiza contrata detetives particulares para acabar com festas clandestinas durante a pandemia

Medida tenta diminuir aglomerações e eventos 'super espalhadores' de Covid-19. A ilha espanhola tem as maiores taxas de infecção do país europeu.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/05/ibiza-contrata-detetives-particulares-para-acabar-com-festas-clandestinas-durante-a-pandemia.ghtml



Medida tenta diminuir aglomerações e eventos 'super espalhadores' de Covid-19. A ilha espanhola tem as maiores taxas de infecção do país europeu. Dançarinos se apresentam para uma multidão durante festa em Ibiza, foto de 2012
Enrique Calvo/Reuters/Arquivo
Mundialmente conhecida por suas festas intermináveis, a ilha de Ibiza, na Espanha, vai contratar jovens detetives particulares. O objetivo é infiltrá-los como turistas e descobrir festas clandestinas que infringem as restrições sanitárias adotadas para controlar a transmissão da Covid-19.
Com o fechamento das famosas casas noturnas da ilha do Mediterrâneo – que atraem DJs famosos de todo o mundo –, Ibiza viu nascer um “boom” de festas privadas. Desde julho, as reuniões entre pessoas de casas diferentes estão proibidas a partir da 1h da madrugada.
LEIA TAMBÉM:
Riscos de contágio pelo coronavírus aumenta nas aglomerações, dizem médicos infectologistas
Em Ibiza, a pandemia também é o grande estraga prazeres
No entanto, diariamente festas clandestinas são realizadas em toda a ilha. Para tentar fugir da fiscalização, as festas são frequentemente organizadas em casas fora da cidade, e chegam a reunir mais de 500 pessoas em uma noite.
Os preços para participar de uma dessas festas, segundo o porta-voz do governo de Ibiza, Armando Tur, chegam a 100 euros por pessoa (R$ 600). Os clientes são atraídos pelos promotores pelas redes sociais ou no entorno de bares durante o dia.
Club Hi, em Ibiza, foto de arquivo
Divulgação/Hi Ibiza
Para controlar a transmissão do coronavírus, o governo local decidiu contratar detetives entre 30 e 40 anos que "encontrem as festas antes de começarem" e avisem a polícia.
Os “rastreadores”, como o governo os chama, devem se infiltrar nas festas, recolher informações e provas sobre o descumprimento das regras de controle sanitário para ajudar a polícia a aplicar punições aos organizadores.
Tur afirma que já recebeu currículos de toda a Europa, mas o governo deverá dar preferência a detetives profissionais.
ASSISTA TAMBÉM: o festival que teve quase mil infectados por Covid-19 na Holanda
VÍDEO: Veja imagens de festival que teve quase mil infectados por Covid-19 na Holanda
Surto no verão europeu
As Ilhas Baleares, que incluem Ibiza, têm uma das maiores taxas de infecção Covid-19 da Espanha, impulsionada principalmente pela variante Delta, que chegou à região com o verão europeu.
A região registrou nesta semana 916 novos casos por 100 mil habitantes.
Em julho, uma viagem de estudantes à ilha de Maiorca provocou um surto de Covid-19 que infectou milhares de pessoas.
Para conter a propagação do vírus, o governo regional proibiu todos as reuniões entre 1h e 6 horas da manhã.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/05/ibiza-contrata-detetives-particulares-para-acabar-com-festas-clandestinas-durante-a-pandemia.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp