MENU

06/08/2021 às 18h41min - Atualizada em 07/08/2021 às 00h00min

Mulher que diz ter sido tocada nos seios pelo governador de Nova York apresenta queixa criminal

Alegação de ex-assistente executiva, que não teve o nome revelado, é a mais grave entre as denúncias de assédio sexual feitas por 11 mulheres contra democrata Andrew Cuomo, que vem sendo pressionado a renunciar

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/06/mulher-que-diz-ter-sido-tocada-nos-seios-pelo-governador-de-nova-york-apresenta-queixa-criminal.ghtml



Alegação de ex-assistente executiva, que não teve o nome revelado, é a mais grave entre as denúncias de assédio sexual feitas por 11 mulheres contra democrata Andrew Cuomo, que vem sendo pressionado a renunciar Governador de Nova York, Andrew Cuomo
REUTERS/Mike Segar
Uma mulher que disse ter sido tocada nos seios pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, apresentou uma queixa criminal contra o político, informaram autoridades americanas nesta sexta-feira (6).
A alegação é de uma ex-assistente executiva que não teve o nome revelado e é a mais grave entre as denúncias de assédio sexual feitas por 11 mulheres contra o democrata, que vem sendo pressionado a renunciar
Ela afirma que o governador de 63 anos a assediou em sua mansão no ano passado, com esta queixa, surge a possibilidade de que ele seja indiciado. Ele negou diversas vezes ter tocado em uma mulher de forma inadequada.
A mulher teria dito aos investigadores que Cuomo aa chamou à mansão em novembro de 2020, a conduziu para uma sala, fechou a porta, deslizou a mão por baixo da blusa e colocou a mão sobre o sutiã, segundo comunicado do escritório da procuradora-geral de Nova York, Letitia James.
Em uma entrevista coletiva na sexta-feira, os advogados que defendem Cuomo e seu gabinete argumentaram que a investigação foi tendenciosa desde o início.
"Não houve nenhuma investigação imparcial neste caso", disse Rita Glavin, advogada que representa Cuomo. "A investigação foi conduzida para apoiar uma narrativa predeterminada."
Biden defende renúncia de Cuomo após denúncia de assédio
A investigação teve tamanha repercussão que o presidente americano, Joe Biden, antigo aliado de Cuomo, disse que o governador deveria deixar seu cargo. "Penso que ele deve renunciar", afirmou Biden a repórteres nesta terça.
Segundo a BBC, uma mulher chegou a formalizar uma reclamação contra Cuomo e sofreu retaliação do governador e da equipe. Outras mulheres descreveram outras ações: ele teria apalpado e beijado mulheres.
Ele também teria colocado a mão por baixo da blusa de uma funcionária e também deslizado o dedo pelo pescoço de uma policial que fazia sua proteção.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, durante entrevista coletiva em seu escritório em 21 de maio de 2021
Richard Drew/AP
"A investigação descobriu que o governador Andrew Cuomo assediou sexualmente atuais e ex-funcionárias do estado de Nova York, envolvendo-se em toques indesejados e não consensuais e fazendo vários comentários ofensivos", afirmou James.
Os investigadores ouviram 179 pessoas nos últimos cinco meses, incluindo mulheres que o denunciaram e funcionários e ex-funcionários do governo estadual.
Andrew Cuomo, governador de Nova York, assediou várias mulheres sexualmente e violou leis, conclui investigação
A procuradora-geral de Nova York afirmou que o que se revelou foi um "local de trabalho tóxico" e um "clima de medo" no qual Cuomo assediou sexualmente várias mulheres, muitas delas jovens, com "apalpadas indesejadas, beijos, abraços e comentários inadequados".
Segundo James, Cuomo e sua equipe também retaliaram ao menos uma pessoa por reclamar da conduta do governador de Nova York, que até o momento não se pronunciou.
Foi dado a Cuomo um prazo, até 13 de agosto, para apresentar evidências em sua defesa antes de sua investigação de impeachment.
Resposta de Cuomo
Cuomo falou de dois casos específicos. Um deles é o de Charlotte Bennett, uma sobrevivente de violência sexual que, segundo ele, foi trabalhar no governo de Nova York por causa de avanços no combate ao assédio sexual.
O governador reconheceu que fez perguntas que ele não faria a qualquer um, mas, segundo ele, eram para tentar checar se ela estava recebendo apoio e se tinha relacionamentos saudáveis pq ele se preocupava com o histórico dela de assédios.
Além disso, ele também citou um caso em que teria apalpado uma mulher. Segundo ele, isso nunca aconteceu, e o caso está judicializado.
As outras acusações, disse ele, são gestos comuns do cotidiano. Cuomo diz que tenta criar conexões com as pessoas, mostrar como ele gosta deles e que agora entende que "há perspectivas culturais e geracionais que francamente eu não tinha conhecimento", disse ele (a experiência o ensinou, garantiu).

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/06/mulher-que-diz-ter-sido-tocada-nos-seios-pelo-governador-de-nova-york-apresenta-queixa-criminal.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp