MENU

10/08/2021 às 15h07min - Atualizada em 11/08/2021 às 00h00min

Imprensa internacional repercute ato militar que levou veículos blindados à Praça dos Três Poderes

'República das bananas' de Bolsonaro, desfile 'intimidatório' e 'crise nas instituições' foram as formas que jornais noticiaram o ato organizado para o mesmo dia em que a Câmara analisa o voto impresso.

G1 - Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/10/imprensa-internacional-repercute-ato-militar-que-levou-veiculos-blindados-a-praca-dos-tres-poderes.ghtml



'República das bananas' de Bolsonaro, desfile 'intimidatório' e 'crise nas instituições' foram as formas que jornais noticiaram o ato organizado para o mesmo dia em que a Câmara analisa o voto impresso. Bolsonaro recebe convite para exercício militar; tanques e blindados desfilam em Brasília
O desfile militar organizado pela Marinha nesta terça-feira (10) para levar um convite ao presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto teve repercussão em diversos meios internacionais.
Realizado no mesmo dia em que a Câmara vai votar a proposta do voto impresso, o ato levou veículos blindados de uso militar à Praça dos Três Poderes e chegou a ser descrito como "intimidatório".
VEJA TAMBÉM:
VÍDEO: Veja o desfile de blindados na Esplanada dos Ministérios
TOFFOLI: Pedido para suspender comboio militar próximo ao Congresso foi rejeitado
CONGRESSO: Parlamentares reagiram a anúncio de desfile de blindados militares
Veja abaixo como foi a repercussão na imprensa internacional:
'The Guardian' (Reino Unido)
The Guardian (Reino Unido) sobre ato militar na Praça dos Três Poderes
Reprodução
O jornal britânico "The Guardian" destacou a posição de críticos ao desfile desta terça em uma reportagem que usou o termo "república das bananas" para se referir ao ato.
Com o título "Desfile militar de 'república das bananas' de Bolsonaro é condenado por críticos no Brasil", a publicação também citou que ela acontece no mesmo dia em que o Congresso deve votar mudanças no sistema de votação.
'Clarín' (Argentina)
Clarín (Argentina) sobre ato militar na Praça dos Três Poderes
Reprodução
O site do jornal argentino "Clarín" destacou a presença do presidente Jair Bolsonaro no desfile que foi classificado como intimidatório por opositores.
A reportagem cita ainda que o ato foi realizado "em meio a um clima de tensão" por conta dos "reiterados ataques do presidente ao sistema eleitoral".
Der Taegesspiegel (Alemanha)
Der Taegesspiegel (Alemanha) sobre ato militar na Praça dos Três Poderes
Reprodução
Para o alemão "Der Taegesspiegel" o desfile militar foi "estranho", em uma reportagem intitulada "Tanques de guerra rodam pelo centro da capital brasileira".
A publicação também destacou a foto do momento em que um músico foi preso ao tentar interromper a passagem dos tanques.
Le Monde (França)
Le Monde (França) sobre ato militar na Praça dos Três Poderes
Reprodução
No site do jornal francês "Le Monde", a publicação diz que o desfile acontece em um momento de "plena crise com as instituições judiciárias do Brasil".
A reportagem destaca ainda que o evento é um "gesto simbólico", "politicamente calculado" em uma "tentativa de demonstração de força".

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/10/imprensa-internacional-repercute-ato-militar-que-levou-veiculos-blindados-a-praca-dos-tres-poderes.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp