O feito foi alcançado porque o mineiro completou a prova em 52s96, superando os 53s80 registrados no World Series de Sheffield (Inglaterra) em março. A competição nacional atende a todos os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla inglês), mas o recorde do mineiro ainda necessita ser homologado pela World Para Swimming (WPA), entidade que rege a natação paralímpica mundial.
Notícias relacionadas:
? ALERTA DE RECORDE MUNDIAL!
- Brasil encerra Copa do Mundo de remo paralímpico com três medalhas.
- Santos terá que jogar com portões fechados após confusão em clássico.
- Comitê Olímpico retira filiação da Associação Internacional de Boxe.
Gabriel Araújo bate seu 8º recorde mundial no CT Paralímpico durante Brasileiro #LoteriasCaixa de natação. ??♂️
Leia aqui: https://t.co/f2lWRObu8f pic.twitter.com/IJC7p3XIdX
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) June 22, 2023
“Estou muito feliz com o recorde. Treino muito forte para melhorar cada vez mais. Eu me sinto honrado e emocionado por conseguir tantas marcas no Centro de Treinamento Paralímpico. Isso mostra que estou no caminho certo. E, apesar de não fazer parte do Mundial, o tempo que fiz nos 50 metros borboleta mostra que estou bem preparado para a competição em Manchester”, declarou o atleta de 21 anos, campeão paralímpico nos 50 metros costas e nos 200 metros livre nos Jogos de Tóquio.
Gabriel é um dos 29 brasileiros convocados para o Mundial de natação paralímpica, que será disputado em Manchester (Inglaterra), entre os dias 31 de julho a 6 de agosto.