Com muita música e toques de brasilidade, a NBA, liga americana de basquete, estreia seu primeiro fashion film no mundo e tem produção brasileira. Inédito e pioneiro,"Pense Fora do Garrafão", já é considerado um marco na expansão da liga no país. Em iniciativa do escritório brasileiro, o curta-metragem combina a alta moda com a temática das ruas, a música e a dança num cenário urbano, com a identidade visual baseada no vestuário das franquias da NBA. Lifestyle, tendências e conceitos que visam conectar os diversos públicos que acompanham, interagem e respiram NBA no dia a dia.
O curta teve sua primeira exibição no início de maio na TV fechada e será veiculado também nas redes sociais. O filme faz parte da campanha global ‘ This Is Why We Play’ e tem por objetivo a exposição da marca, em franca expansão no país por meio da LojaNBA.com (e-commerce) e da NBA Store, primeira loja física da liga na América Latina.
"Estamos cada vez mais perto do público, cada vez mais próximos dos fãs. Esse filme mostra que a NBA ultrapassou os limites do esporte, que hoje é um estilo de vida, de conceito e cultura. Os ídolos da NBA inspiram e o objetivo da liga é oferecer produtos e experiências únicas. Aqui no Brasil, por meio da NBA Store e da LojaNBA.com, estamos levando um pouco desse movimento, uma mistura cada vez mais abrangente, capaz de conquistar tribos diferentes e públicos variados", afirma Sérgio Perrella Filho, Diretor de Licenciamento e Varejo da NBA no Brasil.
Música e ritmo conduzem a narrativa: A trilha sonora chama atenção do espectador. Envolvente, mistura hip-hop com ritmos brasileiros e é assinada pela produtora de conteúdo musical Sonido AMP que usa e abusa das músicas e do soundesign para desenvolver a ação. "Quando produtores de conteúdo, seja de áudio ou vídeo, juntam seus talentos a uma marca tão forte e valorizada no mundo, o resultado só pode ser interessante e estimulante", afirma Pedro Lenz, sócio e diretor de criação da Sonido AMP.
Na última década, o universo das ruas foi invadido por astros do basquete e da música. Se antes eram ícones do mundo underground, agora possuem acesso livre em clubes exclusivíssimos. O namoro entre esses mundos é cada vez mais presente, com marcas clássicas formando parcerias e mostrando que a rua invadiu as passarelas. E a NBA, uma das mais icônicas desse universo, segue a tendência, ditando moda e sendo sinônimo de lifestyle, indo muito além das quadras. "Nosso objetivo é mostrar que a marca vai muito além do basquete. É um dos ícones da cultura hip-hop que anda de mãos dadas com o universo fashion. A linguagem das ruas e suas representações conquistam cada vez mais seu espaço na moda internacional", enfatiza o Doug Clayton, diretor do projeto.
O filme é recheado por toques de brasilidade. Filmado em um galpão da Gamboa, bairro do Centro do Rio de Janeiro, ‘Pense Fora do Garrafão’ tem a participação especial da apresentadora e DJ Diana Bouth. O curta é coproduzido por Nove e Meio Film Boutique e Capuri e tem Yasmine Sterea como stylist, além de Thiago Mascarenhas, sócio da Capuri, na Direção de Produção. Em tempos onde o mercado publicitário está se reinventando, a NBA escolheu as duas produtoras boutique para co-criar o fashion film, e a partir da versão final, produzir uma versão publicitária de 30 segundos para TV.
FICHA TÉCNICA:
Diretor: Doug Clayton
Produtor Executivo: Bernardo Landeira
Diretor de Produção: Thiago Mascarenhas
Produtora de Conteúdo Musical: Sonido Amp
Roteiro: Pedro Lenz
Trilha Sonora e Sound Design: Bernardo Massot
Direção Musical: Lucas Duque e Pedro Lenz
Stylist: Yasmine Sterea
Diretor de Fotografia: Daniel Venosa
Diretores de Arte: Nicolas Martins e Vinicius Mesquita
Editor: Artur Miranda
Colorista: Osmar Junior
Maquiagem e cabelo: Sabrina Sanm
Assistente de Direção: Lola Medeiros
Produtor: Lucas Nobrega
Assistentes de Estilo: Otavio Rosselli e Luiz Fernando Freiberger
Operador de Steadycam: Dudu Mafra
Operador de Câmera: Roberto Moura
Foquista: Fernando Macedo
Maquinista: Edgar Mugica
Eletricista: Francis de Souza
Motion: Combone